quinta-feira, dezembro 01, 2005

Ainda nao sei

(ainda nao estao entrando acentos e coisas do estilo, por isso esse post desse jeito)

Ah, sei lah. Estava assistindo aquela propaganda do mercado livre. Acho ela deprimente. O cara compra um coisa que queria (as meias), aih a partir delas ele vai vendo que precisa de cada vez mais e mais coisas. Eh, a alegria eh efemera. Espero que a felicidade seja um pouco mais duravel.
Hoje nao eh um bom dia. Hoje foi o dia que percebi que as minhas acoes tem consequencias para minha vida. Quer dizer, nao foi o primeiro dia que isso aconteceu. Acho que aos oito anos eu notei isso. Ateh aquele momento eu sentia que poderia comecar a fazer o que eu decidisse no momento. Ainda era muito nova, sempre teria oportunidades de comecar o que quer que fosse. Aih comecei a pensar em praticar um esporte. Por algum motivo me veio na cabeca que queria fazer ginastica olimpica! Nao sei porque me veio essa vontade. Mas o que interessa eh que eu queria. Isso eh, ateh descobrir que as meninas que levam a serio ginastica olimpica treinam desde os quatro anos, ou seja, eu jah era "velha demais" para comecar a praticar. Quer dizer, se eu soh quisesse fazer daquilo um hobbie, nao teria problema. Mas eu nao poderia levar aquilo muito a serio ou pensar em competir.
Quem estah lendo isso e nao me conhece pode ateh pensar que eu tinha algum grande desejo de fazer ginastica olimpica, mas nao. Nao importa bem o que eu queria no momento. O importante eh que eu notei que existiam coisas que eu simplesmente nao podia mais fazer. Jah tinha passado minha janela de oportunidade. Ateh aquele momento eu achava que era uma folha em branco. Poderia comecar qualquer coisa. Nao era que nem aqueles velhos que fizeram coisas que nao deviam a vida toda e por isso jah tinham coisas que nao podiam fazer. Mas naquele momento percebi que a minha vida jah tinha comecado, e eu nao tinha notado.
Poderia ter sido um momento libertador, sim eu estava vivendo. Mas eu nao consegui lidar direito com o peso de minhas proprias acoes. A partir daquele momento, tudo que eu fizesse iria repercutir, as vezes permanentemente, em meu futuro. Na verdade coisas que eu jah tinha feito ou deixado de fazer jah estavam marcadas na minha vida.
Ok, crises de meia idade aos oito anos eh dose de se aturar. Mas hoje eh um dia como aqueles. Sempre achei que teria um "mais tarde" para fazer o que quisesse. Tudo daria certo no final. Hoje vejo que as vezes esse mais tarde eh tarde demais.
Chorei muito. E jah fazia muito tempo que nao chorava. Pelo menos nao de verdade. E que hora mais idiota escolhi para fazer isso, quando estava ao telefone com meu pai. Chorei e cai no chao, deitei no carpete. Queria que tudo passasse. Queria que minha vida nao estivesse pesando nos meus ombros. Sei que pareco covarde dizendo isso.
Hoje de manha eu disse a um amigo que o mundo parecia parado. E realmente estava. Na verdade eu tinha parado o mundo. Mas foi soh por algumas horas. E parece que depois o mundo quer compensar por essas horas que estava parado e acelera todo o movimento celeste.
Ouco Raul: "Pare o mundo que eu quero descer!"
Agora eu penso em tudo o que fiz ateh agora. Ou mais especificamente, no que nao fiz. Eh estranho pensar que jah posso ter estragado meu futuro. O futuro era uma coisa tao distante, algo com o que eu sonhava. Mas agora percebo que jah estou construindo ele a cada dia, e francamente isso me assusta.
Qual sera o meu caminho?


Caminhos
Raul Seixas


Voce me pergunta
Aonde eu quero chegar
Se ha tantos caminhos na vida
E pouca esperanca no ar
E ateh a gaivota que voa
Jah tem seu caminho no ar
O caminho do fogo eh a agua
O caminho do barco eh o porto
O do sangue eh o chicote
O caminho do reto eh o torto
O caminho do bruxo eh a nuvem
O da nuvem eh o espaco
O da luz eh o tunel
O caminho da fera eh o laco
O caminho da mao eh o punhal
O do santo eh o deserto
O do carro eh o sinal
O do errado eh o certo
O caminho do verde eh o cinzento
O do amor eh o destino
O do cesto eh o cento
O caminho do velho eh o menino
O da agua eh a sede
O caminho do frio eh o inverno
O do peixe eh a rede
O do pio eh o inferno
O caminho do risco eh o sucesso
O do acaso eh a sorte
O da dor eh o amigo
O caminho da vida eh a morte...

Nenhum comentário: