sábado, maio 27, 2006

Devaneios na altitude parte 2

Voltando a voar.
Sempre achei que o dia em que viajo de avião seria sempre um dia especial. Não importava, não importava a duração, só importava que eu iria voar. Ah, e que sentasse perto da janela!
Hoje posso fazer diversas análises sobre esse meu fascínio por estar nos céus. Posso relacionar com minha primeira teoria sobre a morte: quando uma pessoa boa morre, vira uma estrela; quando uma má morre, vira um fantasma. Só agora vejo que estrelas e fantasmas, criaturas etéreas, em minha mente sempre foram compostos de ar. Mais material ainda surge para quem queira me analisar do fato de eu ter escolhido a física porque queria estudar as estrelas.
Poderia também, de um modo mais abrangente, falar que conquistar os céus sempre foi um desafio à humanidade. Superar os deuses. Por isso que Ícaro e Prometeu haviam sido castigados. Também Adão e Eva ao provaram do fruto do conhecimento que pertencia somente a Deus.
Existe caracterísitca mais humana do que a tentativa de superar Deus? (Nesse ponto poderia desviar a narrativa da teologia para a evolução, mas, como já o fiz em Nocturnos, por aqui me calo)
Devo também lembrar àqueles de moral um pouco mais sensível que Lúcifer também tentou superar Deus. (Oh, por que temos um diabo tão humano?)
Deixando a teologia de lado, vemos que a ousadia e a ânsia de superação são celebradas como semestes da criação (eu até iria explicar a ironia dessa palavra, mas quero deixar algum crédito a quem quer que esteja lendo - provavelmente Torugo)
Mais uma vez o espírito científico e natural se chocam com o teológico.
Aquele rio do começo da narrativa transbordou e quebrou as barragens.

"O sertão vai virar mar, e dá no coração
o medo que algum dia, o mar vire sertão."
Sobradinho
Atenção tripulação, preparar para o pouso.

3 comentários:

Anônimo disse...

esses sonhos à altitude estão me parecendo falta de oxigenação hein..

afaste-se do absinto! *movendo os braços como ondas*

Anônimo disse...

e assim vai longe o pensamento humano... nas asas de um aviao rosa e grena q se vc quizer ele vai pousar... bjusssss

Carolina Bonturi disse...

Ou provavelmente... a Carol!!

Bjo Lindona
Te amo ~*